Cabelo, Penteados

Penteado incrível

Preparar corretamente cada tipo de cabelo para receber o penteado tem um papel importante no resultado final. Não é só lavar e secar os fios. “Cada tipo possui uma forma mais acentuada, uma quantidade ou frizz”, explica Hasami Futigami, beauty artist do salão Jacques Janine.

Antes de escolher qual penteado usar, é essencial definir qual a forma do seu cabelo. “Isso facilita o trabalho do profissional e valoriza o look do cliente. Além disso, o preparo errado pode atrasar o penteado, torná-lo feio, opaco e sem o resultado esperado”.

A cautela com o uso dos produtos é essencial. “Digo sempre que menos é mais. Isso significa que produtos em excesso deixam o fio mais pesado, sem movimento e com aparência de sujo”.

Preparamos um passo a passo sobre como preparar cada tipo de fio. Confira.

Cabelos lisos

A hairstylist explica que é um dos tipos de cabelos mais trabalhosos quando se trata de penteado. “As ondas perdem seu formato com facilidade, portanto, para que o penteado se mantenha firme e impecável, o ideal é fazer um preparo bem cuidadoso”, completa.

Caso opte por um look modelado ou preso em ondas, comece lavando o cabelo com um xampu antirresíduos e não passe condicionador. Use um protetor térmico líquido, para não pesar os fios, seque bem e utilize o modelador para fazer os cachos. Essa técnica deixa o cabelo estruturado por mais tempo.

Cabelos ondulados

Segundo Hasami, os cabelos ondulados proporcionam maior liberdade no penteado. “Esse tipo permite várias possibilidades. Lave bem os fios, seque com o secador e faça uma escova caso prefira o visual liso ou faça cachos”, indica. Outra opção é criar as ondas com o difusor.

Cabelos crespos

Ele precisa de apenas alguns cuidados especiais para ganhar forma. “Lembre-se
sempre de usar xampu hidratante antifrizz. Além disso, finalize com um
condicionador disciplinante”, destaca a profissional.