Cabelo, Cor

Tudo o que você precisa saber sobre luzes

Fazer luzes no cabelo é um dos procedimentos mais pedidos nos salões de beleza. A técnica ilumina os fios e garante um visual mais “vivo” e moderno, também valorizando mais o corte e o formato do rosto. Ainda, existem diferentes maneiras de aplicar as luzes no cabelo, atingindo resultados que valorizam todos os tipos de beleza.

Por ser um procedimento muito comum nos salões, separamos um guia básico para você que quer fazer luzes pela primeira vez – ou que simplesmente quer conhecer mais sobre as diferentes possibilidades da técnica. Confira!

  1. Como funciona?

Independente do tipo de luzes que você está querendo fazer, a grande maioria dos procedimentos requer a descoloração dos fios, para ganhar alguns tons mais claros. É comum que o processo de descoloração agrida a fibra capilar, deixando os fios mais ressecados. Por isso, recomendamos que você faça hidratações e nutrições algumas semanas antes de descolorir, para “preparar” o cabelo – mas sempre converse com o seu cabeleireiro para saber quais os melhores tratamentos para você realizar antes do procedimento.

  • Tipos de luzes

Como mencionamos, os reflexos podem ser feitos de maneiras muito diferentes. Então, vale fazer uma pesquisa na internet antes de ir ao salão. Assim, você já vai com várias referências para mostrar ao seu cabeleireiro.

Separamos alguns dos tipos mais comuns de luzes para você conhecer e se inspirar:

  • Ombré hair e balayage

Para quem deseja manter a raiz no tom original, as técnicas ideais de luzes são  ombré hair e balayage. Ambass são mechas que se concentram apenas no comprimento e nas pontas do cabelo.

  • Mechas contour e babylights
View this post on Instagram

Whoooah! A selfie!?!🤓

A post shared by Sierra Furtado (@sierrafurtado) on

Já para quem busca um efeito iluminado bem natural, aconselhamos as mechas contour ou babylights. As contour se concentram na moldura do rosto, enquanto as babylights são distribuídas estrategicamente pelo cabelo. Ambas trazem um efeito iluminado bem natural aos fios, pois são mechas finas em um desenho delicado.

Para todos esses tipos, você pode adaptar a quantidade, intensidade e cor das mechas conforme o seu gosto.

  • Cuidados pós-descoloração

Por se tratar de um procedimento que é nocivo aos fios, vale apostar em tratamentos específicos para descoloração e tons de loiro. Assim você mantém a saúde do cabelo e deixa o visual ainda mais bonito.

O ideal é que você adicione à sua rotina de cuidados produtos que sejam compatíveis com o seu tipo de cabelo e coloração. Máscaras e protetores térmicos são alguns dos itens essenciais para manter a beleza do visual e evitar que a cor desbote muito rápido, ou que o cabelo resseque.