Cabelo, Cuidados

Como lavar os cabelos da maneira correta: dicas essenciais

A higienização dos fios é um dos procedimentos mais essenciais em qualquer rotina de beleza. Poucos sabem, no entanto, que algumas dicas fazem toda a diferença durante esse processo primordial, a ponto de afetarem diretamente a saúde e a estética dos fios. Para uma lavagem correta e que realmente faça bem para os seus cabelos, é importante reavaliar alguns pontos, como a temperatura da água, a ordem dos produtos e a finalização.

Vamos aprimorar nossa rotina de cuidados com as madeixas? Confira as dicas essenciais para lavar os cabelos da maneira correta:

Temperatura é tudo

Pode parecer clichê, mas é sempre bom reforçar: fique longe de banhos muito quentes. A alta temperatura danifica os fios, deixando-os ressecados, com frizz e sem brilho. Para facilitar a retirada de oleosidade e deixar os fios bem limpinhos, o ideal é usar água morna. Uma dica valiosa para dar aquele “up” no brilho dos fios é fazer um último enxágue com água fria, depois do cabelo totalmente limpo. Isso ajudará a fechar as cutículas dos fios, mantendo a hidratação e aumentando o brilho.

Shampoo é uma ou duas vezes?

Você já deve ter lido em diversas embalagens de shampoo que, se necessário, o produto pode ser aplicado duas vezes durante a lavagem. Porém, como saber se seu cabelo precisa dessa dose extra?

Depende da frequência com que você lava os cabelos. Se for todos os dias, ou dia sim dia não, e os fios não forem muito oleosos, dá para usar o shampoo apenas uma vez. Agora, se o cabelo é extremamente oleoso ou se você fica mais de dois dias sem lavar, o ideal é que o shampoo seja aplicado duas vezes, para que consiga limpar bem.

Outra dica importante com relação ao shampoo: não precisa exagerar, e aplique somente no couro cabeludo. Se você tem cabelos longos, dois “pumps” são suficientes. Já para cabelos médios e curtos, apenas um “pump”. Essa quantidade é suficiente para limpar bem a raiz e não deixar resíduos.

Condicionador: só nas pontas!

Nunca aplique condicionador na raiz, pois pode pesar bastante no seu cabelo e favorecer o aumento da oleosidade, coceiras, mau cheio e até dermatite seborreica (a famosa caspa). Use o produto apenas no comprimento e nas pontas. Deixe agir por alguns minutinhos e enxague bem.

Depois do banho

Alguns cuidados também são essenciais depois que você terminar seu banho. Por exemplo, nunca esfregue ou torça os cabelos com a toalha, pois isso também pode contribuir para a quebra dos fios. A secagem deve ser feita de forma delicada, apalpando os fios para retirar o excesso de água.