Cabelo, Corte, Cuidados, Passo a passo

Assumindo o crespo

Cabelos crespos são lindos, e a cada dia vemos mais artistas e famosas assumindo o afro e os cachinhos. Fazer progressivas e alisamentos pode danificar os fios, deixando-os mais finos, quebradiços, sem vida e fracos. Alisamentos também podem causar queda, danos irreversíveis e até calvície feminina.

Se você quer valorizar a própria beleza e assumir de vez os cabelos crespos, veja algumas dicas para seus cachinhos ficarem lindos e bem cuidados.

– Faça hidratação semanalmente: Os cabelos crespos podem ter formato frisado ou de caracol, que não deixam a umidade e hidratação natural do couro cabeludo chegar aos fios. Por isso, é muito importante hidratar o cabelo semanalmente e, em alguns casos, até 2 vezes por semana. Use produtos de confiança e específicos para seu tipo de cabelo.

– Faça umectação com óleos ou reconstrução
A umectação consiste em passar um óleo 100% natural (óleo de azeite, de coco, de argan, etc) nos cabelos secos, deixar agir por duas horas e depois lavar com xampu e condicionador. Se possível, faça uma umectação por semana. Para a reconstrução, use cremes com queratina e aminoácidos.

– Não penteie os cabelos secos
Pentear os cabelos quando estão secos vai desmanchar os cachinhos dos fios crespos e deixa-los muito armados, além de ser grande o risco de quebrar os fios ou causar queda. Quando acordar, passe os dedos delicadamente pelos cabelos e use produtos para ativar os cachos.

– Prenda os cabelos para dormir
Para não estragar os cachos, prenda o cabelo para cima antes de dormir. A técnica é conhecida como “abacaxi”, pelo jeito que eles ficam presos no alto da cabeça. Ao acordar, solte com delicadeza e ajeite o cabelo afro.

– Lavar, secar e pentear
Escolha xampus e condicionadores para cabelos crespos. Penteie sempre com os cabelos úmidos, usando pentes de dentes bem largos. Na hora de secar, amasse os cachos delicadamente, com toalhas finas que não chupam tanto a água, ou use secadores com difusor.

-Nunca durma com os cabelos molhados: como os cabelos crespos possuem cachos muito pequenos e juntinhos, isso aumenta as chances de proliferação de bactérias e fungos.

– Abuse do leave-in: Use produtos para controlar o frizz durante o dia.

– Use bobes: Colocar bobes nos cabelos afros e secar com um secador pode ficar lindo. Depois, é só ajeitar os cachos.