Dicas, Maquiagem, Passo a passo

Qual é o delineado certo para cada tipo de olho?

Um delineador bem aplicado pode ser o ponto alto da sua maquiagem. Esse item já se tornou essencial no make de várias famosas, e não é de hoje que ele faz sucesso. Marilyn Monroe e Audrey Hepburn já assumiam seu amor pelo delineado. Realçar os olhos, dar um ar misterioso ou dramático são alguns dos papéis do delineador. Mas qual é o traço ideal para cada tipo de olho?

Veja nessas dicas qual delineado é o certo para você, e também outros acompanhantes que podem ajudar no seu formato de olho.

Olhos grandes: Faça um traço reto rente à linha dos cílios, e um lápis escuro na linha-d’água, para diminuir os olhos. Puxar um pouco no fim também pode ser legal, para alongar o olhar.

Olhos pequenos: Para quem tem olhos pequenos, menos é mais! Use uma linha fininha, bem rente. Outra dica é alongar em um delineado gatinho, pois um traço curto pode dar a impressão do olho ser menor. Lápis bege na linha inferior acentua o olhar.

Olhos caídos: Alguns olhos são mais caídos, como os da apresentadora Angélica ou da cantora Britney Spears. Para eles, o segredo é um delineado que vai subindo no canto externo. Um traço reto não ajuda a compensar o formato do olho, por isso dê preferência ao puxadinho para cima. Evite usar lápis escuro na pálpebra inferior, pois isso faz o olho parecer mais caído.

Olhos fundos: Um traço mais fino no canto interno e mais grosso no externo, subindo ou não no gatinho, é um bom formato para esse tipo de olho. Uma sombra iluminadora na pálpebra móvel pode ajudar a evidenciar o delineado e a dar menos impressão de profundidade.

Olhos orientais: Quanto mais grosso, melhor! Como alguns olhos orientais não costumam ter a dobrinha do côncavo definida, o delineador vem ajudar a dar profundidade ao olhar. Para deixar o traço grosso, é preferível que ele passe mesmo por cima da dobrinha, sem medo, ou o delineado não vai aparecer.

Olhos separados: O ideal é um traço de ponta a ponta, começando bem no cantinho do canal lacrimal, para dar a impressão de aproximar os olhos. Grosso ou fino, o importante é manter a espessura até o final. Usar uma sombra escura na parte interna pode ajudar a aproximar ainda mais.

Olhos juntos: Evite riscos ao longo de toda a linha dos cílios. O ideal para esse caso é um traço que começa no meio do olho. Puxar um gatinho para fora também pode dar a impressão de olhos mais separados.